sexta-feira, 30 de abril de 2010

O que é Exu???


Foto acima do Exu:Jõao Caveira,por sinal trabalho com ele.

Olá pessoal,hoje vim falar de um assunto,um pouco intrigante para muitos.Espíritos é isso mesmo, esse assunto tão falado,mais que muita gente tem MEDO,mais vim falar de um ESPÍRITO chamado EXU.tudo que a a respeito de exu,ou melhor quase tudo,irei tratar nessa postagem de hoje.


Quando me converti a umbanda,isso a 5 anos atraz,confesso que tinha receio de um EXU.Pelo fato de ele ser meio brabo e não gosta muito de papo.Mais ao longo do tempo, vi que não era bem assim,que nem todos os exus são brabos,e nem todos gostam de papo.Claro que não existe so um tipo de exu,exitem vários,com diferentes formas,veremos isso logo abaixo....


Exus de Umbanda, de acordo com a crença religiosa, são espíritos de diversos níveis de luz que incorporam nos médiuns de Umbanda, espíritos esses,desencarnados.

O que é desencarnar;Deixar a carne,passar para o mundo espiritual
Ou seja,o exu tem,bem mais força,pq não precisa mais ficar na terra,ele ja desencarnou,tem mais força e poder.


A Umbanda considera os Exus não como deuses, mas como uma entidade em evolução que busca, através da caridade, a evolução. Em síntese, o grande agente mágico do equilíbrio universal. Também é o guardião dos trabalhos de magia, onde opera com forças do astral. E também são considerados como "policiais", "sentinelas", "seguranças" que agem pela Lei, no submundo do "crime" organizado e principalmente policiando o Médium no seu dia-a-dia. As "equipes" de Exus sempre estão nestas zonas infernais, mas, não vivem nela.

Um,exu pode sim ajudar uma pessoa,seja na area,amorosa,financeira,espiritual e etc...


O verdadeiro Exu não faz mal a ninguém. Alguns Exus foram pessoas como políticos, médicos, advogados, trabalhadores, vadios, prostitutas, pessoas comuns, padres etc, que cometeram alguma falha e escolheram - ou foram escolhidos para - vir nessa forma a fim de redimir seus erros passados. Outros são espíritos evoluídos que escolheram ajudar e continuar sua evolução atendendo e orientando as pessoas, e combatendo o mal. Em seus trabalhos de magia, Exu corta demandas, desfaz trabalhos malignos, feitiços e magia negra, feitos por espíritos obscuros, sem luz (Kiumbas). Ajudam a limpar, retirando os espíritos obsessores e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.

O que é Kiumbas??são espíritos trevosos ou obsessores, são espíritos que se encontram desajustados perante à Lei, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões.


Para muitos exu é DEMONIO,na real exu não é isso não,exu é um ESPÍRITO de caridade,que vem em terra ajudar aqueles que mais precisam.

Como saudar um exu??

Laroyê exú! (yorubá) ou ainda, Exú é mojubá!
“Saudação amiga à Exú” ; móju (viver à noite) bá (armar emboscada) - “Exú gosta de viver a noite, sempre capaz de armar emboscadas”.



Então quando você converçar com um EXU sauda ele,assim.

Bom por hoje é so pessoal abraços a todos


fikem na paz de Jesus e os oríxas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

religião de Umbanda



Sou umbandista 6 anos,no começo,achei estranho ver aquelas pessoas girando e recenbendo espiritos.Confesso que me deu um pouco de medo,mais com o tempo meu ''PAI DE SANTO'' começou a me mostra,as verdades sobre a religião de umbanda.

Me fascinei,ao ver com outros olhos,como era lindo aquelas giras,os pretos velhos com suas sabedorias,seus ensinamentos,as dificuldades que enfrentaram nos cativeiros das fazendas.
Os caboclos indíos que viveram,na terra e também ensinam coisas lindas.

enfim hoje nao vivo sem a umbanda a cada dia que passa aprendo mais e mais...

abaixo segue um texto como surgiu a umbanda.
---------------------------------------------------
Em meio as festas nas
senzalas os negros escravos comemoravam os Orixás por meio dos Santos Católicos. Nessas festas eles incorporavam seus Orixás, mas também começaram a incorporar os espíritos ditos ancestrais, como os Pretos-Velhos ou Pais Velhosescravos mais velhos que sobreviveram à senzala e que, em vida, eram conselheiros e sabiam as antigas artes da religião da distante África), que iniciaram a ajuda espiritual e o alívio do sofrimento material daqueles que estavam no cativeiro.Embora houvesse uma certa resistência por parte de alguns, pois consideravam os espíritos incorporados dos Pretos-Velhos como Eguns (espírito de pessoas que já morreram e não são cultuados no candomblé), também houve admiração e devoção.Com os escravos foragidos, forros e libertados pelas leis do Ventre Livre, Sexagenário e posteriormente a Lei Áurea, começou-se a montagem das tendas, posteriormente terreiros.Em alguns Candomblés também começaram a incorporar Caboclos (índios das terras brasileiras como Pajés e Caciques) que foram elevados à categoria de ancestral e passaram a ser louvados. O exemplo disso são os ditos Candomblé de Caboclo. Muito comuns no norte e nordeste do Brasil até hoje.No início do século XX com o surgimento da Umbanda, esta que muitas vezes era realizada nas praias começou a ser conhecida pelo termo macumba, pois macumba nada mais é que um determinado tipo de madeira usada para produzir o atabaque usado durante as giras; por ser um instrumento musical, as pessoas referiam-se da seguinte forma: "Estão batendo a macumba na praia", ficando então conhecidas as giras como macumbas ou culto Omoloko. Com o passar do tempo, tudo que envolvia algo que não se enquadrava nos ensinamentos impostos pelo catolicismo, protestantismo, judaísmo, etc, era considerado macumba. Com isso, acabou por virar um termo pejorativo.
------------------------------------------------


Umbanda é o nome de uma religião afro-brasileira que mistura ensinamentos do Espiritismo de Alan Kardec, do Catolicismo e de seitas trazidas pelos escravos africanos.
Uma reunião de fiéis para um ritual de Umbanda é chamada de "Sessão", dirigida por um homem ("Pai de Santo") ou por uma mulher ("Mãe de Santo"), também chamados de "Chefe de Terreiro". De acordo com a crença, eles poderiam incorporar espíritos de pessoas mortas, chamadas "Entidades". Estes espíritos podem ser Caboclos (índios), figuras religiosas, doutores, negros africanos ou brasileiros ("Pretos Velhos", "Pai Joaquim", "Pai Arruda", "Tia Joana", etc) .
Estas incorporações acontecem durante as sessões no "terreiro", "centro" ou "tenda", um aposento grande com um altar, onde os membros cantam "pontos", dançam ou apenas pedem conselhos à entidade. Durante a sessão, o chefe-de-terreiro é ajudado por homens e mulheres chamados "Filhos de Santo" ou "Cambonos". Se estas reuniões acontecem na rua, florestas, praias, ou em lugares externos em geral, são chamadas "Obrigações" , onde os membros rezam e oferecem alimentos, flores, velas e presentes às entidades.
Umbanda é chamada de "macumba" por alguns brasileiros, principalmente pelos de religiões evangélicas. Mas isto é errado. Realmente, a macumba é outra religião afro-brasileira denominada "Quimbanda" ou "magia negra", considerada por especialistas de Umbanda como uma distorção, porque é baseada na prática do mal, destinada a prejudicar inimigos presumidos, evocando espíritos atrasados, como "Exus", "Pombagiras", "Lúcifer", etc., que seria equivalentes às criaturas do inferno dos católicos. Assim, nós devemos distinguir muito bem a diferença entre Umbanda e Macumba. Os rituais de magia branca verdadeira - a Umbanda - são feitos apenas para melhorar a vida de uma pessoa, para praticar um bem. Nunca para prejudicar quem quer que seja.
------------------------------------------
Umbanda é dividida em Linhas , cada uma dirigida por um Orixá (espírito com uma missão) e composta por Legiões, subdivididas em Falanges. Zambi (Deus na nomenclatura umbandística) é o chefe supremo de todas as linhas. As linhas de Umbanda são:

  • Linha de Iemanjá - chefiada por Santa Maria e composta por Caboclas do Mar e dos Rios, Sereias, marinheiros, etc..
  • Linha de Oxóssi - liderada por São Sebastião, composta por Caboclos.
  • Linha de Ogum - chefiada por São Jorge, composta por várias personificações deste santo: Ogum Beira-Mar, das praias; Ogum Rompe-Mato, das selvas; Ogum Iára, dos rios, etc.
  • Linha de Xangô - liderada por São Jerônimo, composta por caboclos, Inhaçã e Quenguelê (pretos).
  • Linha Africana - liderada por São Cipriano, composta por negros das várias regiões africanas.
  • Linha de Oxalá - chefiada por Jesus e composta por santos católicos.
  • Linha faz Oriente - chefiada por São João Baptista, composta por doutores, cientistas, hindus, japoneses, chineses, árabes, etc.
Bom ai ficou um pouco do que aprendi a vocês,não posso coloca tudo pq não caberia
masi espera que gostem e que entendam.


Axé;força a todos.

Amigos!!!


Amigos para sempre,amigos é o que pra sempre iremos ser.

Deus mais uma vez mostra o quanto ele me ama,colocou em minha vida uma pessoa super mega hiper,especial.Acredito eu que é um anjo,chamado Jônatas Guilherme,esse quem me ajuda sempre que preciso,e olha que quase sempre em.Lagrímas ele ja me enxugou,abraços ele ja me deu,puxões de orelhas,mais tudo isso pq eu sei que ele me ama.As vezes paro pra pensar,como ele é importante para mim,que hoje nesse ano de 2010,não vivo mas sem ele,nos conhecemos no ano de 2009,mais não imaginava a intencidade, da nossa amizade seria tão grande assim.Eu mal olhava pra ele,antes de conhece-lo,mais as coisas como falei em uma outra postagem,vem na hora certa,foi que aconteceu, a gente se conheceu e dae nascia uma bela de uma amizade,ja passamos por muitas,coisas bos ruins mais nossa,amizade não se abalou NÃO,ficou mais forte isso sim!!!

Me sinto de bem com a vida perto dele,abraço dele me faz sentir segura.... Por essas e outras que eu amo ele.....

Vale a pensa viver


Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
--------------------------------
O negocio é seguir em frente,de cabeça erguida,com fé esperança amor.Pq tudo nessa vida passa,não adianta se desesperar,aprendi algo valioso nesses meus ''21 ANOS'' de vida.Tudo tem seu devido tempo,a coisas que demoram a vim,outras veêm como uma velocidade incrível.Mais as vezes nos lamentamos, por não conseguir tal coisa.Choramos nos culpamos,mais ja parasse pra pensar,que talvez a ''tal coisa'' que você tanto,chora por não vim,seria as vezes algo que não era para nos.Nem sempre tudo corre como a gente quer na vida,a receita é sempre sorrir,sorrir faz bem pra alma pro coração,e alegra as pessoas a sua volta.Aproveite o que há de bom,faço tudo que tiver vontade''COM RESPONSABILIDADE'',sem arrependimentos,algo que sempre falo pra mim mesma e ate digo para meus amigos é;EU JA FIZ DE TUDO NESSA VIDA E NÃO ME ARREPENDO DE NADA,MAIS FACÍL FAZER SEM SE ARREPENDER,DO QUE NÃO FAZER E SE ARREPENDER DEPOIS.Então meu querido se joga e seja feliz.

Abraços a todos e lembre-se*(O NEGOCIO É SER FELIZ)

MInha vida


Ola,me chamo Mariana Cardoso de Souza,tenho 21 anos,moro em Criciúma Santa e bela Catarina.Resolvi criar esse blog,para contar um pouco do meu dia a dia,trabalho com festas.É faço festas,produção criação de festas é comigo,adoro meu trabalho,acho que o serviço que eu pedi a ''DEUS'',sempre conheço pessoas novas,isso é otímo.Minha rotina não é das mais tranquilas,correria total,mais como dizem o velho ditado,''MENTE FAZIA OFICINA DO DIABO''hahah mais como digo amo esse trabalho.Bom acho que por hj é isso amanhã eu posto mais abraços a todos